Sobre

O Núcleo de Ensino e Estudos em Forragicultura-NEEF/DZ/CCA/UFC foi criado em 1998 no Departamento de Zootecnia da UFC ainda com o nome de Núcleo de Pesquisas em Forragicultura com o objetivo de dar suporte a pesquisas na área de forragicultura e a aulas práticas de manejo de pastagens, conservação de forragens, ovinocultura, manejo reprodutivo, irrigação, manejo e conservação do solo, drenagem etc. A partir de 11 de outubro de 2006, passou a se denominar Núcleo de Ensino e Estudos em Forragicultura, ampliando suas atividades e constituindo-se também em programa de extensão permanente da Universidade Federal do Ceará.

O NEEF dá suporte à realização de aulas práticas nas áreas de manejo de pastagens, conservação de forragens, manejo alimentar e reprodutivo de ovinos etc. Também é utilizado para a realização de aulas práticas das disciplinas de pós-graduação em Forragicultura. O NEEF constitui ainda excelente espaço para a execução de estágios extracurriculares para alunos de graduação em Agronomia e Zootecnia, com vivência prática nas áreas de manejo alimentar, manejo sanitário, manejo reprodutivo, manejo geral, instalações e controle zootécnico dos rebanhos.

O NEEF tem como linhas de pesquisa: Alternativas alimentares para produção de ruminantes nos trópicos, Ecofisiologia e manejo de pastos tropicais e Modelagem para reduzir a incerteza da produção animal em áreas com vulnerabilidade climática. 

O NEEF também desenvolve atividades de extensão, por meio de instalação de unidades demonstrativas, realização de dias-de-campo, cursos, recebimento de visitas técnicas e caravanas. Atualmente está em execução no NEEF o projeto de extensão: “Integração de técnicas de manejo e de atividades econômicas para a sustentabilidade da produção no Semiárido Brasileiro”.